Santiago é, como toda grande cidade, cheia de segredos e hábitos muitas vezes imperceptíveis aos olhos ligeiros dos turistas. 
Descobrir a capital do Chile é uma tarefa muitas vezes difícil, principalmente, quando se tem tão pouco tempo para explorá-la. O roteiro que segue não representa sequer um porcento do que a cidade oferece, mas, pode ter certeza, que as opções apresentadas refletem 100% o estilo de vida criado pelos santiaguinos.


Friday

3pm: Caminhada pelo Parque  Florestal/MNBA/Bellas Artes


5pm:  Once - o lanchinho da tarde chileno. Experimente o La Signora, a  patisserie de Santiago com sotaque Italiano, no bairro de Recoleta (Calle Bellavista 211 ).



7pm: Happy Hour no Bar The Clinic ( Monjitas 578,  Bellas Artes), o  lado irônico da cidade. O jornal que tem um bar ou o bar que tem um jornal no melhor estilo tabloide inglês, acrescenta pimenta ao cotidiano chileno.



Midnight Party (opcional): Las Urracas.Se a ideia é esticar e sacudir o esqueleto. O misto de bar, restaurante e discoteca é a opção perfeita para fazer a noite ferver. Fica em Vitacura #9254, Vitacura.



Saturday



9:30am: City Tour pelos bairros e historias da cidade.
Visita bairro Paris Londres.
Visita à Igreja Santa Agustina/Cristo agonizando. Plaza de Armas.  Palácio La Moneda. Cerro Santa Lucia. Parque Metropolitano. Providencia. Las Condes (Mall Parque Arauco).



13:30pm: A fome se mata comendo mariscos e pescados. Mercado Central, El Galeón. Curanto, centolla, pailla marina são apenas alguns dos pratos que  a culinária chilena tem para oferecer quando se tem à mesa frutos do mar oriundos do Pacífico.



15:30pm: Parada na melhor soverteria da cidade, Empório La Rosa ( Merced 291), e caminhada pelo charmoso bairro de Lastarria, com seus parques, bares, cafés, galerias,  lojas de designers,  museus  e feira de rua.



20:30pm:  Jantar no KY ( Av. Perú, #631). A decoração kitsch e sua cozinha contemporânea dão o startup perfeito à noite dos santiaguinos, no bairro de Bellavista. Peça um dos silloes privados, o champagne acompanhado das trufas de entrada cai super bem!



Midnight Party: uma das festas produzida pela brasileira Flávia Gonçalves que vive em Santiago há quase uma década e é sinônimo de badalação quando o assunto é nightlife. Em suas pistas (são varias, pois suas festas acontecem em distintos lugares, depende da programação da semana), bailam os corpinhos mais descolados:  de atrizes e modelos  aos cools da moda, design, arte e decoração. Para saber sobre a programação é só segui-lá no twitter @soylaflavia.



Sunday



10am: Museu da Memoria e dos Direitos Humanos/Quinta Normal/Museu de História Natural



11am: Feira de Antiguidades pelo bairro Yungay



1pm: Para variar o cardápio do almoço pizzas e saladas no Tiramisu (Av. Isidora Goyenechea 3141), a gourmet pizzaria em Las Condes que conta com uma carta de excelentes cervejas artesanais.



4pm: Winetour Undurraga, uma imersão na cultura do vinho.